Cúrcuma: o nutriente fundamental para o alívio das dores

 

Você sabia que o Artrox contém uma generosa dose diária de cúrcuma? Ela é um nutriente que vem sendo cada vez mais falado por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Também conhecida como açafrão da terra, ou gengibre da terra, a cúrcuma é uma raiz da mesma família do gengibre.

No mundo todo, há mais de 100 espécies da família cúrcuma, entretanto, o tipo de alimento que consumimos aqui no Brasil é a cúrcuma longa.

O alimento é proveniente do Oriente Médio e temos dados históricos de sua utilização há mais de 4000 anos.

 

Maneiras de consumir

A cúrcuma possui sabores e aromas característicos que podem não agradar muita gente, por conta disso, ele pode ser consumido e é comercializado basicamente sob as seguintes formas:

  • In natura – sob a forma de raiz
  • In natura – ralado
  • Em pó
  • Em cápsulas

Quando utilizado sob a forma de raiz, a cúrcuma é utilizada como tempero e também serve para fazer chás. Em pó ela é utilizada também em variados preparos culinários, como arroz, pratos salgados ou até sucos funcionais.

Por fim, quem não gosta do sabor da especiaria e quer obter seus benefícios, pode optar por consumi-la em cápsulas. Sem sombra de dúvidas a melhor opção.

 

Nutrientes da cúrcuma

A cúrcuma contém uma série de vitaminas e minerais em sua composição, os destaques, ficam por conta do potássio, ferro, manganês, cálcio, vitamina C e vitamina B6 – todos esses compostos regulam uma série de funções do organismo.

Além disso, a cúrcuma longa possui um nutriente específico e cada vez mais famoso em sua composição, a curcumina.

E é ele que nos interessa.

A curcumina é um polifenol extremamente antioxidante e anti-inflamatório, principal responsável pela coloração amarela intensa presente na raiz.

 

Benefícios da cúrcuma

Que esse alimento é poderoso, muita gente já sabe. Por isso, pensando nesse poder benéfico, separamos os principais efeitos benéficos que a cúrcuma pode trazer o organismo de seus consumidores. São eles:

  • Diminuição e controle da dor
  • Efeito anti-inflamatório
  • Ação antioxidante
  • Ação anticancerígena
  • Melhora o funcionamento cerebral
  • Ação antidepressiva
  • Favorecimento da perda de peso

Agora, vamos falar um pouco sobre cada um desses efeitos.

 

Diminuição e controle da dor

 

Muitas vezes, as pessoas sentem dor por um simples fato: Elas possuem algum tipo de inflamação ativa no organismo. Seja no intestino, sob a forma de doença inflamatória intestinal, no tecido adiposo sob a forma de gordura e principalmente nas articulações, sob a forma de quadros de artrite ou artrose, por exemplo.

Assim, após pouco tempo de uso ou consumo de cúrcuma já é possível sentir um alívio das dores.

 

Efeito anti-inflamatório

 

O alto teor de curcumina previne ou ameniza processos inflamatórios em todo o organismo. Estudos demonstram benefícios em pacientes com doenças inflamatórias intestinais, tais como colite ulcerativa e também problemas de artrite que foram controlados com o simples consumo do alimento.

 

Ação antioxidante

 

Estudos controlados têm mostrado que a curcumina presente no açafrão da terra exerce um efeito antioxidante extremamente poderoso, capaz de neutralizar radicais livres que causam danos às células e ao DNA.

 

Ação anticancerígena

 

Outro poderoso efeito do açafrão da terra à saúde se dá por sua ação anticancerígena.

Ao estabilizar processos inflamatórios e agir de maneira antioxidante, a curcumina presente no alimento, diminui erros de duplicação celular, prevenindo e até mesmo amenizando diversos quadros de câncer.

 

Potencializa o funcionamento cerebral

 

O açafrão da terra é capaz de auxiliar no reparo cerebral após lesões, por isso, vêm sendo cada vez mais estudado e utilizado em pacientes com doenças neurodegenerativas. A tumerina e a curcumina promovem reparo em células do cérebro lesionadas, além de manter funcionamento de maneira otimizada as células saudáveis.

O alimento é capaz ainda, de reduzir a formação de placas amiloides no cérebro. O Alzheimer se caracteriza pelo acúmulo de um tipo de proteína chamada de beta-amiloide, que se deposita em diferentes regiões cerebrais, causando inflamações e estresse oxidativo, favorecendo a instalação dessa patologia. Consumir açafrão da terra, previne esse grave problema de saúde.

 

Ação antidepressiva

 

Compostos presentes no açafrão da terra aumenta os níveis serotonina e dopamina, dois neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer. Por isso, consumir açafrão, de maneira coadjuvante com tratamento específicos, ameniza e auxilia na reversão da depressão.

 

Favorecimento da perda de peso

 

A curcumina auxilia na inibição da lipogênese – que nada mais é do que a produção de gordura pelo organismo. Alie isso a ação anti-inflamatória sistêmica que o alimento é capaz de proporcionar e pronto, temos aqui um facilitador de perda de peso natural.

Entretanto, aqui vai um aviso: ingerir açafrão da terra sem a adoção de hábitos alimentares saudáveis e prática de atividade física não vai fazer ninguém emagrecer.

 

Multiplique os benefícios da cúrcuma

A curcumina, substância presente na cúrcuma, é muito mais bem absorvida na presença de um composto presente na pimenta-do-reino, a piperina, e também na presença de gorduras de qualidade, como azeite extra-virgem ou peixes gordos, por exemplo.

Ou seja, consuma sempre a cúrcuma com pimenta-do-reino e uma fonte de gordura. Isso faz com que seus benefícios sejam ampliados ainda mais.

 

Segurança comprovada

 

Por se tratar de alimentos naturais, o açafrão e a pimenta do reino são considerados seguros e podem ser consumidos sem nenhum tipo de efeito colateral pela maioria das pessoas.

Embora possam ser adicionados em alimentos e bebidas como forma de tempero, fazer uso de suplementos que contenham a dupla em sua composição, garantem efeitos benéficos maiores.

 

Quantidade recomendada e riscos de ingestão

A quantidade recomenda de consumo da cúrcuma da terra sob as mais variadas formas é de até 5 gramas diárias, aproximadamente a medida de uma colher de chá.

Não existem contraindicações, tampouco riscos no consumo do alimento. Entretanto, caso sinais de alergia surjam, recomenda-se que sua utilização seja suspensa.

Agora que você já sabe tudo sobre o açafrão da terra e seus incríveis benefícios à saúde, que tal obter todos eles de maneira simples, fácil e prática?

 

Artrox Dores: a sua dose diária de cúrcuma

Artrox Dores® contém uma boa dose diária de cúrcuma, além de colágeno tipo 2, MSM e piperina (fundamental para a boa absorção da cúrcuma) em sua formulação, o que o torna ideal para trazer alívio rápido para as dores crônicas, bem como impedir o retorno das dores no futuro.

Clique aqui para conferir as melhores ofertas de Artrox Dores®

 

Referências científicas

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782000000100028
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23076948/
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422015000400538
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2758121/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2781139/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26592847/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5003001/

Os resultados podem variar de pessoa para pessoa e todos testemunhos, apesar de reais e gentilmente enviados por usuários do Artrox Dores®, não representam resultados típicos. Nenhuma informação desta página substitui uma consulta médica. É expressamente proibida a cópia ou reprodução das imagens e textos presentes neste site, ficando os infratores sujeitos às penalidades cabíveis.

SAC: (11) 95927-4693 (Whatsapp)
EMAIL: [email protected]